Notícias e Dicas

Quer abrir uma franquia em 2020? Veja o que levar em consideração na hora de investir

Publicado por
na Categoria Notícias

O franchising brasileiro tem garantido o crescimento contínuo nos último anos. O setor deve registrar um crescimento em receita de 6,9% em relação ao ano anterior. Para quem planeja abrir uma loja franqueada, são mais de duas mil redes divididas em diversos segmentos, seja de serviços, beleza, moda, alimentação, entre outros. E os modelos de negócios diversos garantem mais opções a quem deseja abrir uma franquia.

Diante de tantas opções, surge a dúvida de qual segmento investir. É necessário estar atento aos rendimentos que o negócio escolhido pode ter, mas também estar atento às exigências quanto à mão de obra e estoque, por exemplo.

Para se certificar de qual franquia investir, a análise deve ser mais aprofundada levando em consideração alguns indicadores importantes para o sucesso dos negócios.
Análise de mercado. Avalie os setores que têm se destacado nos últimos anos e dentro desses, quais mais se identifica. Pense também fora da caixa, avalie ramos que possam agregar valor e proporcionar uma atuação contundente, considere as mudanças de hábitos da sociedade.

Dentro dessa análise de mercado, pondere também se há necessidade de estoque de produtos, como ocorre em segmentos de alimentação. Uma facilidade encontrada no ramo de serviços é que o fluxo permite uma rotatividade maior e sem a possível perca de produtos.

Analise também se está apto para gerir os negócios no ramo, apesar da rede franqueada oferecer todo o suporte, há casos em que é necessário algum conhecimento do serviço, e há casos que não. Para verificar se o potencial investidor se adaptará no ramo, as franqueadoras realizam análises de perfis, pois mais importante do que a experiência são os indícios do potencial investidor.

Estudo sobre a rede franqueadora. Uma franquia é resultado de conhecimento adquirido há anos. Nesse caso, a franqueadora projeta todo o negócio e, em vezes, abre franquias próprias que testam a reação dos públicos. Por isso, ao investir em uma franquia, você não investe apenas no negócio propriamente dito, mas sim em um compilado de estudos e serviços que garantem que o negócio seja seguro.

Um fato importante é que a ABF chancela anualmente as marcas que apresentam o melhor desempenho nessa relação entre franqueado e franqueadora, medindo a qualificação da assistência e práticas de trabalho das franqueadoras, de acordo com o tempo de atuação e tamanho da rede. Quanto mais selos, significa que melhor essa relação e, mais do que isso, que há reais oportunidades de expansão aos franqueados.

Citando os treinamentos, considere as redes que incluem todos os fatores para se gerir o negócio com segurança, não só com atividades operacionais, mas também com gestão de loja, de marketing e, evidentemente, dos aspectos administrativos e financeiros. São de extrema importância esses fatores pois, mesmo que o franqueado siga o plano traçado, ele precisa entender do que está sendo feito.

Aplicar o dinheiro em um negócio sempre será algo que “tira o sono”, opte por aplicar em negócios tendo esses indicadores apresentados como base inicial, o resultado auxiliará na escolha ideal, minimizando os riscos com franquias testadas e possibilitando atingir o sucesso.

Veja unidades de franquias do segmento de limpeza e conservação promissoras para 2020:
O setor de serviços, por exemplo, tem impulsionado o franchising com modelos de negócios diversificados, que atendem às necessidades de novos franqueados, com lojas em praças alternativas, como em postos de gasolina. Costumam apresentar também, formato mais enxutos que, inclusive, facilitam a expansão para que o franqueado torne-se um multifranqueado, podendo abrir uma unidade no mesmo endereço, no modelo store in store. Ou modelos home based, que permitem gerenciamento online.

Prima Clean Lavanderia Express


Modelo americano de lavanderia, adaptado ao mercado brasileiro e com mais de 12 anos atuação no segmento. A franquia é express, versátil e com o conceito inovador “self-service”, onde o cliente pode lavar e secar a própria roupa, por meio do serviço de cesto (em menos de 80 minutos), ou deixar por conta de uma atendente. A Prima Clean é uma lavanderia completa que, em sua estrutura, possui equipamentos com tecnologia avançada, de alta performance e que utilizam produtos/soluções sustentáveis. As lojas oferecem praticidade, qualidade nos serviços e economia aos clientes. É a “lavanderia de casa, fora de casa”. Site: www.primaclean.com.br


Raio X
Investimento: R$ 198 mil (não incluso adequação do imóvel e capital de giro)
Imóvel: área mínima de 40m²
Royalties: 5% do faturamento
Fundo de Propaganda: 2% do faturamento

Fonte: Negócios em Foco

Para acessar a matéria na íntegra, clique aqui.

Últimas Publicações

Deixe um Comentário