O conceito inovador de lavanderia self service está voltado para roupas básicas do dia a dia, onde permite que o próprio cliente execute o serviço de lavar e secar suas roupas. Esse conceito surgiu na década de 40, na Filadélfia, e se consolidou no mercado americano e europeu na década de 80 expandindo-se para a Ásia em 2000.
As lavanderias do tipo self service são muito populares nos Estados Unidos e na Europa e fazem parte do cotidiano de muitas pessoas por oferecer um serviço de baixo custo que se encaixa em sua rotina.
Em 2004, atenta às necessidades dos consumidores, a Prima Clean Lavanderia Express surgiu na cidade de São Paulo para adequar as tarefas domésticas ao corre-corre do dia a dia, à falta de espaço nos apartamentos e à dificuldade de encontrar empregados domésticos que realizem o serviço de limpeza de roupas. Para atender as características da cultura brasileira e suas particularidades de atendimento no setor de serviços, a Prima Clean adaptou esse modelo de negócio ao mercado brasileiro.
A marca pertence ao Grupo Unilever, também detentor das marcas Quality Lavanderia e Linha e Bainha.
O grande diferencial da Prima Clean é a limpeza de roupas com qualidade, rapidez e preços baixos, com alta tecnologia, máquinas e produtos que não agridem o meio ambiente. É uma lavanderia versátil: você escolhe a maneira com que deseja realizar o serviço!
A Prima Clean disponibiliza aos seus clientes WIFI de alta velocidade grátis para navegar à vontade, além de um ambiente confortável com TV, revistas e um espaço para aguardar as roupas ficarem prontas!
Algumas unidades contam também com máquinas de snacks, sorvete, bebidas quentes e geladas e computadores, tudo para você se sentir em casa.