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Franqueados à frente do negócio mudam gestão e crescem

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Franqueados à frente do negócio mudam gestão e projetam crescimento em momento turbulento

A expectativa de uma das franqueadas da Prima Clean em São Paulo é dobrar o faturamento em 2016 na comparação com o ano passado

 O bom desempenho da franquia depende, naturalmente, do acompanhamento e know-how da Franqueadora, mas exige, ao mesmo tempo, atuação efetiva, comprometimento do franqueado e, acima de tudo, uma receita que não falha: o dono à frente do negócio. Prova disso é Mônica Wittner, uma das primeiras franqueadas em São Paulo da Prima Clean Lavanderia, modelo express no estilo self-service, marca do grupo Acerte Franchising. No final do ano passado, ela decidiu dispensar a gerente da loja instalada no bairro Perdizes, na região Oeste da cidade. Desde então, assumiu o papel de gestora em tempo integral e os resultados do esforço já começam a aparecer.

Ela e o marido resolveram apostar no franchising em 2012 e optaram pela Prima Clean. A loja entrou em funcionamento há pouco mais de três anos, em abril de 2013. A ideia era que Mônica comandasse o negócio, pois ele já tinha uma consolidada carreira na área de Informática. “No início, a visão que eu tinha era que eu não precisava estar à frente do negócio o tempo todo. Contudo, com o passar do tempo percebi que, se o franqueado não coloca a mão na massa, as chances do negócio prosperar diminuem consideravelmente”, diz.

Ao longo do último ano, os números pioraram e ela até colocou a franquia à venda. Interessados atentos ao potencial da unidade surgiam a todo o momento, mas as negociações nunca se concretizavam. Então, ela decidiu assumir a gerência da loja. Mônica revela que, nos últimos seis meses, a carteira de clientes registrou um salto superior a 100%, ou seja, mais que dobrou. E a previsão é que o faturamento também duplique em relação ao montante acumulado em 2015.

Para alavancar o desempenho em meio ao cenário econômico desfavorável, Mônica apostou em estratégias focadas na diversificação do perfil de clientes, aproximação do consumidor e buscou maior suporte da franqueadora. “Encontramos muitos cenários parecidos com o da Mônica” comenta Claudia Coifman, gerente nacional de Gestão. “Por isso nosso trabalho é trazer o franqueado à realidade: ajuda-lo com avaliações financeiras da loja, abrir os olhos para a gestão da carteira de clientes e a oportunidades de parcerias locais. Fazemos visitas para que eles entendam a importância de estar à frente do negócio. Ou seja, não existe mágica numa franquia: não basta simplesmente ‘comprar uma marca’ e sentar esperando o sucesso chegar. Precisa realmente ‘fazer acontecer’”, explica a gerente da franqueadora.

Ações

Uma das principais ações da franqueada para alavancar os resultados foi o estabelecimento de parcerias com empresas situadas no entorno da franquia, como hostels e casas de estética. Atualmente, esses estabelecimentos correspondem a 40% da clientela ativa e a expectativa é que a participação de organizações na receita dos negócios avance cada vez mais.

Ela também reforçou o serviço de entrega em domicílio. “Eu mesma faço as entregas com meu próprio carro e conto somente com a ajuda da minha filha. Percebo que os clientes se sentem prestigiados quando descobrem que o dono do negócio faz questão de entregar a encomenda”, observa. Além disso, quem frequenta a loja é surpreendido com alguns mimos, como balas, chocolates e cafés. Na visão de Mônica, eles não passam despercebidos, apesar de singelos.

Hoje, Mônica se sente realizada e afirma não temer os efeitos da comentada turbulência econômica. Para a empresária, muitos dos concorrentes não estão atentos a aspectos primordiais. “Se o atendimento for bom e o serviço bem feito, o cliente sempre retorna e ainda amplia o tíquete médio”, garante. Ela acredita que o principal desafio enfrentado pelos franqueados seja encontrar funcionários responsáveis, o que garante tranquilidade no momento de uma futura expansão.

Oportunidades em todo Brasil

              Os principais focos do grupo neste ano são as capitais das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sul do País, conforme gerente de Expansão, Lucia Barreto, há oportunidades para investidores interessados em Boa Vista, Porto Velho, Fortaleza, Campo Grande, Cuiabá, Brasília, Goiânia, Porto Alegre e Florianópolis “O grupo identifica boas oportunidades nessas regiões. Para inaugurar a Prima Clean Lavanderia, modelo express no estilo self-service o investimento é a partir de R$ 99 mil.

Outra opção para os investidores dessas regiões é a Quality Lavanderia, marca do grupo com mais de 20 anos e a única do setor reconhecida 10 vezes com o prêmio Selo de Excelência da ABF. E ainda há a Linha e Bainha, microfranquia de reforma, conserto e customização de roupas, com investimento a partir de R$ 59 mil, que pode ser montada também como store in store junto com as marcas de lavanderia da Acerte Franchsing.

 

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